Você sabe o que é a síndrome alcóolica fetal?
- Dra. Renata Tavares

- 7 de jul. de 2021
- 1 min de leitura

A síndrome alcoólica fetal, conhecida como SAF, é um conjunto de sintomas que são causados pela exposição ao álcool quando o bebê ainda está dentro do útero, afetando o desenvolvimento físico, comportamental, cognitivo e neurológico do feto.
Quando o feto chega a ter a SAF ele chegou na forma mais grave dos transtornos relacionados ao uso do álcool na gestação, sendo que os sintomas dessa síndrome são evidentes na criança desde o seu nascimento ou acabam aparecendo mais tarde.
Vale destacar que, entre os sintomas e sequelas da SAF, temos: microcefalia, dismorfias faciais típicas do transtorno (como olhos pequenos, lábio superior fino, fácies plana, fissuras palpebrais curtas), crescimento lento dentro do útero e após o nascimento, deformidades nas articulações, problemas cardíacos, nos rins e ossos, dificuldade na visão e audição, distúrbios de aprendizagem, socioemocionais e comportamentais.
Sabemos que cada situação vai depender da quantidade de álcool que a mãe consome, entretanto, não existe quantidade segura de ingestão. Por isso, em hipótese alguma, deve-se fazer o consumo de álcool! 😉
Dra. Renata Souza Tavares Miranda
Ginecologista e obstetra | CRM: MG 55961 | RQE 33849
Agende sua consulta: (34)3210-4270 | (34) 99868-4270
Rua Santos Dummond, 221 - Centro, Uberlândia - Minas Gerais
Me siga no Instagram: https://www.instagram.com/drarenata.tavares/




Comentários