Diabetes gestacional: como isso acontece?
- Dra. Renata Tavares

- 24 de set. de 2020
- 1 min de leitura

Durante a gravidez, o corpo feminino aumenta a produção de hormônios que podem resultar em algumas doenças indesejadas. Como obstetra, acho importante tratarmos dessas pautas pois, muitas vezes, vejo que as mulheres não possuem acesso a essas informações.
Uma das doenças ocasionadas pelo aumento de produção hormonal é a diabetes gestacional, que pode trazer complicações tanto para a mulher quanto para o bebê. Ela ocorre porque durante os nove meses de gestação o corpo feminino aumenta a produção de insulina, principal responsável por transportar a glicose dos alimentos até as células. Com a liberação de outros hormônios pela placenta, o pâncreas acaba sobrecarregado para manter todos os níveis em ordem. Muitas vezes, esse esforço não é suficiente e sobe o açúcar no sangue, resultando no diabetes gestacional.
Essa doença é prejudicial tanto para a mãe quanto para o bebê, pois com o aumento de peso, ela pode desencadear hipertensão gestacional, pre-eclâmpsia, macrossomia fetal (ganho de peso aumentado do feto), ruptura prematura da bolsa, parto prematuro e também diabetes após a gravidez. O bebê ainda pode desenvolver hipoglicemia após o parto. Por isso, o acompanhamento com o obstetra é tão importante já que, muitas vezes, essas doenças não possuem sintomas tão aparentes e podem ser evitadas na gestação com um bom pré-natal e seguindo todas as orientações de uma alimentação balanceada e atividades físicas adequadas. 💗
Agende sua consulta: (34)3210-4270 | (34) 99868-4270
Rua Santos Dummond, 221 - Centro, Uberlândia - Minas Gerais
Me siga no Instagram: https://www.instagram.com/drarenata.tavares/




Comentários